A procura por tecnologias cada vez mais eficientes nas áreas de cultivo é uma realidade no agronegócio brasileiro.
Para extrair o máximo da lavoura e obter alta produtividade, o Tratamento de Sementes é uma ferramenta cada vez mais procurada pelo produtor de soja e, por conta da alta tecnologia e inovação, a semente tratada antes do plantio protege as fases iniciais da lavoura contra o ataque de pragas, doenças e nematoides.
A técnica contribui para as melhores chances de desenvolvimento do estande, protegendo sementes e plântulas, auxiliando no manejo preventivo da soja e na uniformidade das plantas.
No Tratamento de Sementes Industrial (TSI) o processo consiste em aplicações de defensivos nas sementes de forma automatizada, por meio de maquinários específicos, de alta tecnologia e com profissionais capacitados. É uma solução prática para os agricultores, visto que já recebem as sementes tratadas, prontas para o uso, e representa uma verdadeira revolução no manejo ao proporcionar conveniência, qualidade e segurança durante todo o processo.
Além disso, o TSI pode proporcionar os seguintes benefícios para a lavoura:
-
Uniformização na distribuição correta da dose dos produtos em cada semente;
-
Segurança e praticidade ao produtor e aos trabalhadores;
-
Melhor estabelecimento do estande;
-
Lotes avaliados e homologados por engenheiros e técnicos especialistas em saúde, segurança e meio ambiente;
-
Aplicação com maquinário industrial, que não causa danos às sementes;
-
Melhores condições para a semente expressar o máximo potencial produtivo;
-
Uso de sementes de alta qualidade.
No entanto, os problemas enfrentados na lavoura são inúmeros. É possível uma solução contemplar a proteção completa da semente contra as principais ameaças do campo – pragas, doenças e nematoides – a um custo acessível?
Exclusiva proteção tripla para sua lavoura
Ciente das necessidades do produtor que busca Tratamento de Sementes Industrial para o desenvolvimento saudável da lavoura, a Syngenta desenvolveu Avicta Completo, produto pioneiro e único a oferecer tripla proteção contra doenças, pragas e nematoides.
Essa única solução é capaz de proteger a semente contra o maior número de agentes que atingem a lavoura nos estádios iniciais devido à combinação 3 em 1 de Avicta 500 FS, Cruiser 350 FS e Maxim Advanced 195 FS.
Avicta Completo proporciona máxima facilidade e é ideal para a aplicação na semente de alta tecnologia e para os produtores que utilizam híbridos e variedades de ponta, contribuindo para um estande de plantas uniformes e extraindo o maior potencial produtivo do campo.
Outros benefícios de investir no TSI com Avicta Completo são:
-
Máxima facilidade ao produtor: basta abrir e plantar;
-
Agilidade e melhoria nos processos de plantio;
-
Redução do custo operacional e da perda de produtos;
-
Efeito bioativador na raiz e na parte aérea da planta;
-
Máximo vigor e rápido fechamento das linhas da cultura;
-
Menor número de plantas danificadas na fase inicial;
-
Controle dos principais patógenos que atingem a lavoura;
-
Controle de nematoides que impede danos secundários, como a entrada de fungos.
Mito X verdade: o tratamento com tripla proteção entrega a dose certa?
A produtividade de uma lavoura depende de boas práticas agrícolas desde o estádio inicial da cultura. O tratamento de sementes com Avicta Completo protege o campo de doenças, pragas e nematoides, favorecendo um desenvolvimento uniforme e vigoroso ao estande de plantas. Mas como saber se a dose aplicada na semente é a ideal para proporcionar os benefícios à lavoura?
No Tratamento de Sementes Industrial, a tecnologia é aplicada na dose certa, promovendo eficiência biológica, seletividade e economia. No caso de Avicta Completo na soja, a Syngenta conta com a Certificação de Excelência em Tratamento de Sementes, que avalia o cumprimento de critérios de qualidade e responsabilidade.
Todas as sementeiras que possuem essa certificação têm que enviar regularmente amostras com o tratamento para o Seedcare Institute, a fim de verificar que a dose dos ingredientes ativos foi aplicada de maneira correta e comprovar que as sementes receberam o tratamento adequado.
As amostras passam por análise através de cromatografia líquida de alta performance (HPLC) e, para serem aprovadas, devem estar dentro de rígidos limites de variação. Além disso, o TSI passa por processos complexos que utilizam máquinas específicas, em etapas operacionais bem definidas que são acompanhadas por profissionais especializados.
Uma lavoura saudável e produtiva depende de um manejo adequado antes mesmo do plantio da cultura. Conheça o portfólio completo de produtos com tecnologias que auxiliam o produtor do começo ao fim do ciclo, extraindo o máximo em produtividade.
Deixe um comentário